O mel é utilizado como alimento, mas também como tratamento alternativo para cicatrização de feridas, doenças oculares, asma brônquica, tosse, infecções de garganta, soluços, fadiga, tontura, hepatite, constipação, eczema, cicatrização de úlceras e até câncer.
.
Reduz os sintomas da tosse mais do que o placebo, mais do que o salbutamol (um medicamento que abre as vias aéreas pulmonares), o dextrometorfano (um ingrediente em remédios para tosse vendidos sem receita) e a difenidramina (um anti-histamínico).
.
O mel por si só, já é poderoso! Possui propriedades antioxidantes e antimicrobianas – uma possível explicação científica para seus efeitos.
.
O Ayurveda nos ensina que o mel é um “veículo” capaz de levar os compostos bioativos das plantas para os pulmões. Daí a possibilidade de usar mel com agrião, guaco, própolis, alho, eucalipto, gengibre ou açafrão para condições pulmonares.
.
Algumas receitas de xarope caseiro com mel (especialmente para tosse com catarro):
.
XAROPE 1: Ralar o gengibre e espremer o gengibre ralado em uma peneira, obtendo o suco. Misture 1 colher de sopa de mel com 1 colher de sopa de suco de gengibre fresco.
.
XAROPE 2: Ralar o gengibre e espremer o gengibre ralado em uma peneira, obtendo o suco. Espremer ½ limão na peneira, obtendo a mesma quantidade de suco. Misturar o mel na mesma proporção (1 parte de gengibre, 1 de limão e 1 de mel).
.
XAROPE 3: Ralar o gengibre e espremer o gengibre ralado em uma peneira, obtendo o suco. Fazer o mesmo com o açafrão. Adicionar 1 pitada de pimenta do reino moída. Misturar o mel (1 parte de suco gengibre, 1 de suco de açafrão e 1 de mel).
.
Adultos: 1 colher de sopa pela manhã e 1 colher de sopa 30 minutos antes de dormir.
.
Crianças (a partir de 1 ano): ½ colher de sopa de mel puro (10 gramas), 30 minutos antes de dormir.
Créditos: Adriano Caceres