Dr. Carlos Henrique https://doutorcarlosh.com.br Ginecologia e obstetrícia Fri, 08 Jul 2022 15:41:45 +0000 pt-BR hourly 1 https://doutorcarlosh.com.br/wp-content/uploads/2020/06/cropped-Logo-Doutor-Carlos1-2-32x32.png Dr. Carlos Henrique https://doutorcarlosh.com.br 32 32 Mel, alimento ou remédio? https://doutorcarlosh.com.br/elementor-1097/ https://doutorcarlosh.com.br/elementor-1097/#respond Fri, 08 Jul 2022 15:37:15 +0000 https://doutorcarlosh.com.br/?p=1097

O mel é utilizado como alimento, mas também como tratamento alternativo para cicatrização de feridas, doenças oculares, asma brônquica, tosse, infecções de garganta, soluços, fadiga, tontura, hepatite, constipação, eczema, cicatrização de úlceras e até câncer.
.
Reduz os sintomas da tosse mais do que o placebo, mais do que o salbutamol (um medicamento que abre as vias aéreas pulmonares), o dextrometorfano (um ingrediente em remédios para tosse vendidos sem receita) e a difenidramina (um anti-histamínico).
.
O mel por si só, já é poderoso! Possui propriedades antioxidantes e antimicrobianas – uma possível explicação científica para seus efeitos.
.
O Ayurveda nos ensina que o mel é um “veículo” capaz de levar os compostos bioativos das plantas para os pulmões. Daí a possibilidade de usar mel com agrião, guaco, própolis, alho, eucalipto, gengibre ou açafrão para condições pulmonares.
.
Algumas receitas de xarope caseiro com mel (especialmente para tosse com catarro):
.
XAROPE 1: Ralar o gengibre e espremer o gengibre ralado em uma peneira, obtendo o suco. Misture 1 colher de sopa de mel com 1 colher de sopa de suco de gengibre fresco.
.
XAROPE 2: Ralar o gengibre e espremer o gengibre ralado em uma peneira, obtendo o suco. Espremer ½ limão na peneira, obtendo a mesma quantidade de suco. Misturar o mel na mesma proporção (1 parte de gengibre, 1 de limão e 1 de mel).
.
XAROPE 3: Ralar o gengibre e espremer o gengibre ralado em uma peneira, obtendo o suco. Fazer o mesmo com o açafrão. Adicionar 1 pitada de pimenta do reino moída. Misturar o mel (1 parte de suco gengibre, 1 de suco de açafrão e 1 de mel).
.
Adultos: 1 colher de sopa pela manhã e 1 colher de sopa 30 minutos antes de dormir.
.
Crianças (a partir de 1 ano): ½ colher de sopa de mel puro (10 gramas), 30 minutos antes de dormir.

Créditos: Adriano Caceres

]]>
https://doutorcarlosh.com.br/elementor-1097/feed/ 0
PORQUE SUPLEMENTAR VITAMINA A NA GESTAÇÃO? https://doutorcarlosh.com.br/porque-suplementar-vitamina-a-na-gestacao/ https://doutorcarlosh.com.br/porque-suplementar-vitamina-a-na-gestacao/#respond Sat, 25 Jun 2022 10:27:55 +0000 https://doutorcarlosh.com.br/?p=1087

A vitamina A é um micronutriente essencial para uma gestação saudável e deve ser avaliada durante o pré-natal para garantir tanto a saúde materna quanto a fetal.

Sua deficiência no organismo pode acarretar consequências significativas, principalmente para a visão. Em casos extremos, devido à falta de vitamina A em longo prazo, o epitélio da conjuntiva e da córnea perde sua capacidade de diferenciação, levando à hiperqueratinização do tecido epitelial ocular (xeroftalmia) e, eventualmente, à cegueira total, que pode ser permanente.

Modificações epiteliais ocasionadas pela deficiência dessa vitamina também podem afetar diretamente outros sistemas do corpo humano como o respiratório, gerando alterações do epitélio broncorrespiratório, tornando esse tecido mais suscetível à infecções.

Além disso, a falta deste micronutriente pode contribuir para o aparecimento de erupções papulares na pele e queratinização das glândulas sudoríparas.

A vitamina A também interfere no metabolismo do ferro. Sua deficiência tem impacto direto nos níveis desse mineral e pode comprometer a síntese de heme, sendo capaz de resultar em um caso de anemia.

Por isso, é fundamental que o profissional de saúde do século XXI seja capaz de averiguar e suplementar, adequadamente, deficiências de vitamina A durante o pré-natal.

]]>
https://doutorcarlosh.com.br/porque-suplementar-vitamina-a-na-gestacao/feed/ 0
Ora-Pro-Nóbis: benefícios dessa planta nada normal https://doutorcarlosh.com.br/ora-pro-nobis/ https://doutorcarlosh.com.br/ora-pro-nobis/#respond Tue, 17 May 2022 10:53:22 +0000 https://doutorcarlosh.com.br/?p=1078

Vou tentar te convencer a incluir a OPN na sua vida:
.
15 gramas de Ora pro Nóbis (10 folhas) fornecem:
– 15,2 % das suas necessidades diárias de ferro;
– 23,3 % das suas necessidades de cobre;
– 23,5 % das necessidades de fibras;
– 51,3 % das necessidades de cálcio;
– 57,2 % das necessidades de zinco;
– 110 % das necessidades de magnésio;
– 302 % das necessidades de manganês.
Além disso, a Ora pro Nóbis (OPN) é fonte de vitamina A, vitamina C e ácido fólico (vitamina B9).
.
Só isso já seria motivo suficiente para incluir esse alimento na sua vida! Mas ainda tem mais! A OPN é uma fonte interessante de proteína, mas alguns aminoácidos (lisina, metionina e cisteína) estão presentes em pequena quantidade. Sem problemas, mete um arroz, feijão e alho e você já tem todos os aminoácidos essenciais em boas concentrações.
.
Quer mais? Alta concentração de triptofano, sendo o aminoácido mais abundante da planta. Imagina esse triptofano (que vai virar melatonina, o hormônio do sono) sendo ingerido na refeição noturna, junto com o magnésio da OPN. Será que vai melhorar o seu sono?
.
Detalhe importante: a OPN tem alto teor de oxalato, que em algumas pessoas, pode favorecer pedras nos rins. Para eliminar boa parte desse oxalato, basta picotar bem as folhas e colocar para cozinhar em água por 3 minutos. Descarte a água, que tem alto teor de oxalato. Pronto, já pode usar as folhas em omelete, sopas, arroz ou outra preparação.

Fonte:
Int J Food Sci Nutr. 2009;60 Suppl 1:148-60.

 

Você já conhecia esses poderes da OPN? Já comeu? Como você usa? Me conta nos comentários!

Créditos: Adriano Caceres

]]>
https://doutorcarlosh.com.br/ora-pro-nobis/feed/ 0
Parabéns, mamães!!! https://doutorcarlosh.com.br/parabens-mamaes/ https://doutorcarlosh.com.br/parabens-mamaes/#respond Mon, 02 May 2022 13:32:00 +0000 https://doutorcarlosh.com.br/?p=1064

Nessa data em que comemoramos a divina obra do criador, realizada através do ventre de uma mulher, do ato sublime de gerar uma vida. Gostaríamos de homenageá-las e parabenizá-las.
Como Obstetra, tenho a honra de participar de todas as fases dessa caminhada junto a vocês mães, seus bebês e familiares.
Nessas 40 semanas de muitos cuidados, atenção e muitos detalhes, procuramos nos atentar a todos os fatos desde as primeiras semanas até as últimas.
Da primeira consulta, o “teste de gravidez positivo”, a certeza na imagem revelada no ultrassom, a alegria, a apreensão, novos caminhos, muitas perguntas, dúvidas, as longas falas (mesmo para as mamães veteranas), os cuidados com os exames laboratoriais.
Caminhamos meses juntos, uma vivência que se torna prazerosa, presenciando uma vida sendo gerada ali na minha frente, passo a passo:
os batimentos cardíacos, as diversas posições fetais mergulhadas em um líquido mágico e a presença magnifica da placenta, protegendo uma nova vida…
Tento e me esforço para que o binômio mãe-feto, estejam em completa harmonia: dando ênfase a alimentação natural, as atividades físicas, a hidratação farta, as boas horas de sono, os vínculos com o feto…
“algumas broncas” (essas não podem faltar!)
Mas Drº Carlos!!!
Ouço muito!!!
Respondo: “lembrem-se sempre da história do dedinho do seu bebê, quando você retornar para realizar a sua revisão de parto”.
Cada momento é único: a medida da pressão arterial, o peso corporal a mudar o corpo… o bebê cresce e toma espaço.
Na vida de vocês mães, tudo ganha novos espaços, novas formas: enxoval, chá de revelação, qual nome escolher!!!
Será menino?
Será menina?
Será Gêmeos?
Uma jornada de tantas emoções e expectativas: “parto natural, parto normal, cesárea…
Qual a data provável?
Alguns bebês decidem seu tempo e vem antes, e nós obedecemos a sua vontade… sempre com o olhar voltado para a segurança do binômio mãe-feto.
Sinto hoje de agradecer e manifestar meus sinceros sentimentos por estar com vocês, por confiarem a mim, os cuidados e convivência durante a gravidez e no momento mais sublime da vida: ” o nascimento”.
Feliz dia e mês das Mães!!!
Feliz maternidade a todas as Mães…

]]>
https://doutorcarlosh.com.br/parabens-mamaes/feed/ 0
ADENOMIOSE PODE AFETAR A GESTAÇÃO? https://doutorcarlosh.com.br/adenomiose-pode-afetar-a-gestacao/ https://doutorcarlosh.com.br/adenomiose-pode-afetar-a-gestacao/#respond Tue, 26 Apr 2022 17:02:24 +0000 https://doutorcarlosh.com.br/?p=1058

A adenomiose é uma doença inflamatória e metabólica caracterizada pela presença do endométrio, a camada de dentro do útero, invadindo o miométrio, a camada muscular do útero.⠀

Em uma situação fisiológica, essas camadas são bem separadas e apresentam funções específicas. Por exemplo: o endométrio se modifica durante o ciclo menstrual para a implantação do embrião. ⠀

Quando existe essa invasão do endométrio no miométrio, as modificações fisiológicas naturais não ocorrem, interferindo na fertilidade e na gestação. Esse tecido, agora modificado, tem diferenciação na expressão dos receptores esteroides (progesterona, estrogênios), aumento do estresse oxidativo, de citocinas inflamatórias e marcadores apoptóticos (de morte celular).⠀

Mulheres com adenomiose devem ser acompanhadas durante o pré-natal com um olhar muito atento para a implantação placentária. Lembre-se de que o sucesso da implantação depende da correta sinalização endometrial e da modificação das artérias espiraladas pelos trofoblastos.⠀

Estudos sugerem que existe aumento de pré-eclâmpsia, parto prematuro e bebês que são pequenos para a idade gestacional nesses casos. É mandatório o rastreamento do primeiro trimestre para indicação da prescrição de ácido acetilsalicílico.

Créditos: Dra Bruna Pitaluga

]]>
https://doutorcarlosh.com.br/adenomiose-pode-afetar-a-gestacao/feed/ 0
O segredo para o fim das cólicas do bebê pode estar na alimentação da mãe. https://doutorcarlosh.com.br/o-segredo-para-o-fim-das-colicas-do-bebe-pode-estar-na-alimentacao-da-mae/ https://doutorcarlosh.com.br/o-segredo-para-o-fim-das-colicas-do-bebe-pode-estar-na-alimentacao-da-mae/#respond Tue, 26 Apr 2022 16:49:30 +0000 https://doutorcarlosh.com.br/?p=1051

Quando o bebê sofre com cólicas, a mãe pode experimentar algumas alterações em sua própria alimentação para solucionar o problema.

Cada caso é único. Sendo assim, a mãe deve ficar atenta para identificar as relações entre os episódios de cólica no bebê e a ingestão de certos alimentos. Sempre que alguma suspeita surgir, o alimento deve ser removido total ou parcialmente da dieta.

Alguns alimentos que estão relacionados com a cólica no bebê são o chocolate e os alimentos que provocam gases, como feijão, ervilhas, brócolis, couve-flor, repolho, pistache, abacate, leite e derivados, adoçantes como sorbitol e xilitol, entre outros alimentos com alto teor de FODMAPs.

Quando se verifica que os lácteos estão provocando as cólicas no bebê, pode ser necessário que a mãe passe a consumir leite sem lactose ou, até mesmo, que retire o leite de vaca da sua dieta. Os leites de coco, amêndoas ou arroz, por exemplo, são bons substitutos. Como os leites vegetais são pobres em cálcio, não se pode descartar a necessidade de suplementação.

Além de identificar e remover os alimentos aos quais a mãe tem alergia, a suplementação com probióticos também pode auxiliar no combate às cólicas do bebê.

Créditos: Gabriel de Carvalho

]]>
https://doutorcarlosh.com.br/o-segredo-para-o-fim-das-colicas-do-bebe-pode-estar-na-alimentacao-da-mae/feed/ 0
COMO REGULAR O CICLO CIRCADIANO? https://doutorcarlosh.com.br/como-regular-o-ciclo-circadiano-2/ https://doutorcarlosh.com.br/como-regular-o-ciclo-circadiano-2/#respond Fri, 25 Mar 2022 13:47:53 +0000 https://doutorcarlosh.com.br/?p=1004

O que é o Ciclo Circadiano?
O ritmo circadiano é o relógio interno de 24 horas dos seres vivos,
que regula o nosso organismo dentro do período de 1 dia.

Durante o ciclo circadiano acontecem os principais processos fisiológicos e metabólicos.
ele influencia nossa pressão arterial, estado de alerta, liberação de hormônios e até algumas condições emocionais.

O que fazer para regular o Ciclo Circadiano?
Os principais moduladores do ciclo circadiano são:
Exposição ao alimento ou jejum
Flutuações da temperatura corporal
Contato Social
Prática de exercício físico ou descanso
E, principalmente, ciclos de luz / escuridão

E quais são as recomendações?
Veja 10 hábitos que podem regular o ciclo circadiano:

  • Tente dormir e acordar sempre no mesmo horário.
  • Olhar para o sol ao acordar e se expor ao sol.
    Quando a luz reflete em nossa retina, reduzimos a produção de melatonina e elevamos o cortisol e serotonina, aumentando nossa energia.
  • A prática regular de exercícios ajuda a regular o ciclo circadiano.
    Contudo, é importante que esses exercícios sejam feitos em horários distantes da hora de dormir.
    o melhor horário para a prática dos exercícios é pela manhã.
  • Jantar com um intervalo de 3 a 4 horas antes de dormir.
  • Usar luz vermelha em local que fica antes de dormir(quarto) ou fazer uso de abajures de luz fraca.
  • Utilizar difusor de óleo essencial de lavanda (aroma terapia) também pode auxiliar no relaxamento.
  • Evitar ingerir qualquer tipo de estimulante depois das 18 horas como: café, chimarrão e alguns tipos de chá.
  • Antes de dormir, indico praticar alguma forma de relaxamento, como meditação ou ler livros.
  • Alguns chás são indicados para o período da tarde e noite, como: melissa, mulungu, passiflora, camomila, erva cidreira e tulsi.
  • Evitar assistir TV ou ficar em frente a telas de luz azul, como celulares e computadores, pelo menos 1 hora antes de dormir
    “A luz azul bloqueia nossa produção de melatonina.”
]]>
https://doutorcarlosh.com.br/como-regular-o-ciclo-circadiano-2/feed/ 0
DECLÍNIO COGNITIVO INDUZIDO POR ESTATINAS https://doutorcarlosh.com.br/declinio-cognitivo-induzido-por-estatinas-2/ https://doutorcarlosh.com.br/declinio-cognitivo-induzido-por-estatinas-2/#respond Thu, 24 Mar 2022 15:44:19 +0000 https://doutorcarlosh.com.br/?p=962

Como resultado do rápido envelhecimento populacional global, a incidência de doenças cardiovasculares relacionadas à idade está aumentando, assim como a frequência da prescrição de estatina.

As estatinas se tornaram não apenas um dos medicamentos mais prescritos na história farmacêutica. Elas também são geralmente bem toleradas e seguras para prevenção e tratamento de longo prazo de doenças cardiovasculares.

No entanto, com o aumento da frequência de uso, houve maior reconhecimento de seus efeitos colaterais. Os efeitos comumente reconhecidos incluem aqueles em músculo esquelético, fígado e rim, bem como resistência à insulina. Além disso, os efeitos adversos no cérebro, particularmente a perda de memória, estão sendo cada vez mais relatados, especialmente nos idosos.

Por isso, é importante compreender melhor os efeitos das estatinas na cognição e possíveis mecanismos desses efeitos. Este artigo analisou estudos relevantes da relação entre desempenho cognitivo e uso de estatina. Incluíram artigos publicados entre 1992 e 2018.

Identificaram, de forma intensa, evidências críveis de comprometimento cognitivo induzido pela estatina. No entanto, esse achado deve ser abordado com cautela, pois uma associação não prova causalidade.

A avaliação de todos esses estudos indicou que o declínio cognitivo associado à estatina é uma entidade real. Os mecanismos prováveis para explicar os efeitos adversos incluem:

– Redução da síntese da coenzima Q10 com consequente aumento do estresse oxidativo e redução da produção de energia cerebral;

– Esgotamento da mielina do sistema nervoso central pela inibição da síntese de colesterol.

Concluímos que o declínio cognitivo induzido pela estatina existe, precisa ser melhor reconhecido e requer mais estudos de prevenção e tratamento.

]]>
https://doutorcarlosh.com.br/declinio-cognitivo-induzido-por-estatinas-2/feed/ 0
ANEMIA NA GRAVIDEZ https://doutorcarlosh.com.br/anemia-na-gravidez/ https://doutorcarlosh.com.br/anemia-na-gravidez/#respond Fri, 12 Nov 2021 14:06:31 +0000 https://doutorcarlosh.com.br/?p=759

A anemia durante a gravidez é normal, principalmente entre o segundo e o terceiro trimestre de gestação, pois há uma redução da quantidade de hemoglobina no sangue e um aumento das necessidades de ferro, o que pode resultar em riscos para mãe e para o bebê, como fraqueza, parto prematuro e atraso no crescimento, por exemplo.

Assim, é importante que a mulher seja acompanhada pelo ginecologista e obstetra regularmente, principalmente se tiver sintomas de anemia, para que o tratamento possa ser iniciado caso haja necessidade. Normalmente o tratamento para anemia na gravidez é feito com aumento da ingestão de alimentos ricos em ferro e ácido fólico, como carnes, bife de fígado e vegetais verdes escuros, além de medicamentos com suplementação de ferro.

Sintomas da anemia na gravidez

Os sintomas de anemia na gravidez são pouco específicos e podem ser confundidos com os sintomas da própria gravidez. Os principais sinais de anemia durante a gestação são:

  • Cansaço;
  • Tontura;
  • Dor de cabeça;
  • Dor nas pernas;
  • Falta de apetite;
  • Pele pálida;
  • Olhos descorados.

Além disso, outros sintomas como queda de cabelo também podem aparecer, no entanto são mais comuns nos casos de anemia grave. É importante que assim que surgirem sinais e sintomas de anemia durante a gravidez, o médico seja consultado, pois assim é possível confirmar o diagnóstico e iniciar o tratamento, prevenindo o desenvolvimento de complicações.

O diagnóstico da anemia na gravidez é feito através dos exames de sangue obrigatórios durante o pré-natal, que avaliam a quantidade de hemoglobina e de ferritina presentes no sangue. Valores menores que 11 g/dL da hemoglobina são indicadores de anemia, sendo importante que o tratamento seja iniciado o mais rápido possível para prevenir complicações.

Riscos da anemia na gravidez

A anemia durante a gravidez traz riscos principalmente para a mulher, já que fica mais fraca e tem maior chance de desenvolver infecções pós parto. No caso de anemias muito graves e que não foram identificadas ou tratadas corretamente, o desenvolvimento do bebê também pode ser comprometido, podendo haver baixo peso ao nascer, dificuldade de crescimento, partos prematuros e aborto, por exemplo.

Essas complicações podem ser facilmente evitadas quando o tratamento é feito de acordo com as orientações médicas.

Como é feito o tratamento

O tratamento para anemia na gravidez deve ser feito de acordo com a orientação do ginecologista, podendo ser indicado pelo médico melhora dos hábitos alimentares ou uso de suplementos, por exemplo, pois assim é possível aumentar os níveis de ferro no organismo e, consequentemente, de hemoglobina, combatendo os sintomas da anemia.

1. O que comer

Para tratar a anemia na gravidez recomenda-se a ingestão de alimentos ricos em ferro e ácido fólico como carnes, bife de fígado, feijão, espinafre, lentilha e couve, pois assim é possível repor os níveis de ferro no organismo, o que influencia diretamente na quantidade de hemoglobina circulante.

Além disso, para aumentar a disponibilidade de ferro presente nos alimentos, é recomendado tomar suco ou comer uma fruta cítrica junto à refeição, como laranja, limão, abacaxi ou tangerina. Veja mais alimentos ricos em ferro.

2. Uso de suplementos

Além da alimentação, o médico obstetra também pode prescrever a suplementação diária de ferro, sendo o sulfato ferroso líquido ou em comprimido o suplemento mais utilizado.

Esses suplementos de ferro podem causar efeitos colaterais como diarreia, constipação, náuseas e azia, e nas mulheres em que esses sintomas são muito fortes pode-se optar por injeções diárias de ferro. No entanto, essas injeções são dolorosas e podem causar manchas na pele.

Créditos ao site: TuaSaude  e Drª. Sheila Sedicias

 

]]>
https://doutorcarlosh.com.br/anemia-na-gravidez/feed/ 0
A NUTRIÇÃO PRÉ NATAL MATERNA E DA CRIANÇA https://doutorcarlosh.com.br/a-nutricao-pre-natal-materna-e-da-crianca/ https://doutorcarlosh.com.br/a-nutricao-pre-natal-materna-e-da-crianca/#respond Mon, 09 Aug 2021 16:23:31 +0000 https://doutorcarlosh.com.br/?p=744

A nutrição pré-natal materna e da criança nos primeiros 2 anos são cruciais para o neurodesenvolvimento e a saúde mental ao longo da vida. Riscos à saúde, incluindo obesidade, hipertensão e diabetes, podem ser programados pelo estado nutricional durante esse período. As calorias são essenciais para o crescimento do feto, mas não suficientes para o desenvolvimento do cérebro. Embora todos os nutrientes sejam necessários, os principais que apoiam o neurodesenvolvimento incluem proteínas; zinco; ferro; colina; folato; iodo; vitaminas A, D, B6 e B12; e ácidos graxos poliinsaturados de cadeia longa. A falha em fornecer nutrientes durante este período crítico de desenvolvimento do cérebro pode resultar em déficits na função cerebral, apesar da subsequente reposição de nutrientes. Compreender a interação complexa de micro, macronutrientes e neurodesenvolvimento é a chave para ir além de simplesmente recomendar uma “boa dieta” para otimizar a distribuição de nutrientes para a criança em desenvolvimento. Líderes em saúde pediátrica e formuladores de políticas devem estar cientes desta pesquisa, dadas suas implicações para as políticas públicas. Os pediatras devem consultar os serviços existentes de apoio nutricional para mulheres grávidas e lactantes, bebês e crianças. Finalmente, todos os provedores que cuidam de crianças podem advogar por dietas saudáveis para mães, bebês e crianças pequenas nos primeiros 1000 dias. Priorizar políticas públicas que garantam o fornecimento de nutrientes adequados e alimentação saudável durante esse período garantiria que todas as crianças tivessem uma base precoce para o neurodesenvolvimento ideal, um fator chave para a saúde a longo prazo.

Créditos: Dra Bruna Pitaluga

]]>
https://doutorcarlosh.com.br/a-nutricao-pre-natal-materna-e-da-crianca/feed/ 0